Eu já queria escrever sobre a minha conversão à Igreja Católica Apostólica Romana há muito tempo mas posterguei pela sensação de que ainda não era o tempo certo. Agora que recebi todos os sacramentos de iniciação: batismo, crisma e eucaristia, sinto-me mais preparada para defender a minha fé – e realmente estou. Afinal, os sacramentos são promessa de graça.

Lembro-me com meus cinco ou seis anos de idade deitada em minha cama antes de dormir fazendo mentalmente a seguinte pergunte “Será que a igreja evangélica é a certa? E se for a Igreja Católica? E se a gente estiver na igreja errada?” Mas logo me censurava e pedia perdão a Deus por ter esse tipo de pensamento, achava que Ele iria me castigar por duvidar do rico conhecimento apreendido nos cultos neo-petencostais: que os católicos eram um bando de adoradores de imagens de entidades satânicas e estavam todos endemoniados.

Eu não sei por que eu tão pequena me preocupava com essa questão, realmente não tinha aprendido nada sobre a Igreja Católica além de odiá-la com base em chavões. Mesmo assim no meu coração havia essa dúvida. Acho muito engraçado pensar que vinte anos depois ela foi sanada e eu me converti.

Apesar de acreditar em Deus eu achava os cultos evangélicos muito chatos e vexatórios. A gritaria, o falar em línguas estranhas (que se você observar é apenas a repetição dos mesmos sons e se aquilo for realmente uma língua a pessoa só aprendeu três palavras), uma hora de música gospel melosa e alguns poucos minutos de ensinamentos bíblicos, que sempre eram interrompidos por algum chavão evangélico: “Dê o dízimo para conseguir o sonho da casa própria”, “Dê o dízimo e seu marido vai se converter”, “Dê o dízimo e você vai emagrecer”, “Dê o dízimo e seu filho vai largar as drogas.” Naquele ambiente eu via pessoas tão pobres que deixavam de ir ao culto porque não tinham um par de sapatos e a alça de borracha do seu único chinelo tinha arrebentado, enquanto o pastor ostentava uma mansão com piscina e o carro do ano. Eu sentia um grande constrangimento de fazer parte daquilo. Muitos vão ler isso e dizer que era um problema era específico da igreja que eu freqüentei, então vou deixar claro que durante 14 anos eu fui a mais de mais de dez denominações diferentes. Eram todas, more or less, a mesma coisa.

Com o tempo eu passei a odiar aquele ambiente porque as piores pessoas que eu conhecia estavam lá, não fora. Minha família dizia que eu não devia julgar a igreja pelos homens “porque os homens são todos pecadores e o único santo é Deus”. Isso nunca me convenceu, não esperava encontrar Santos mas não entendia como no lugar onde mais se deveria crescer espiritualmente era onde as pessoas mais se perdiam. Toda vez que diziam que a igreja era falha eu perguntava por que tínhamos que fazer parte dela, a resposta era algo como: “ter comunhão entre irmãos”, o que eu sempre me esforcei para evitar.

Com quatorze anos fiquei livre da obrigação de ter comunhão com meus irmãozinhos e fiquei dez anos completamente afastada da religião. Eu ainda acreditava em Deus, só não tinha a mínima idéia de quem Ele era. Meu interesse pela Igreja Católica começou em 2014, no Curso Online de Filosofia (COF). Meu professor, Olavo de Carvalho, vez ou outra comentava sobre os milagres, a doutrina, a vida dos Santos, as aparições de Nossa Senhora e as obras como criação da universidade, hospitais, orfanatos, asilos e outros centros de caridade, além de falar de passagens das escrituras que eu nunca tinha lido ou ouvido falar.

Como acreditar que Jesus nunca quis uma Igreja e ela é pura invenção humana ao ler:

Mateus 16:18: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Se o inferno jamais prevalecerá contra a Igreja não é possível aceitar que durante 1500 anos ela estava sob domínio do demônio até o surgimento do protestantismo.

Como se convencer de que é errado pedir intercessão dos santos porque eles já morreram ao ler:

Apocalipse 6: 9 “Quando Ele abriu o quinto selo, contemplei debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que proclamaram. 10 Eles exclamavam com grande voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os que habitam em toda a terra e vingar o nosso sangue?” 11 Então, para cada um deles foi entregue uma vestidura branca, e foi-lhes orientado que aguardassem ainda um pouco mais, até que se completasse o número dos seus irmãos que, como eles, foram servos e que, da mesma forma, também deveriam ser mortos.”

Se após a morte dormiremos em sono profundo à espera da segunda volta de Cristo, o que essas almas estão fazendo em volta do trono de Deus pedindo por justiça? Aliás, de onde os evangélicos tiraram que é impossível que sejamos santos quando o próprio Cristo nos mandou:

“Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16)

Por que achar que o simples fato de fazer uma imagem é pecado quando o próprio Deus ordenou que estas fossem feitas:

“Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.” (Êxodo 25,18)

“E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.” (Números 21,8-9)

“E revestiu de ouro os querubins. E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.” (I Reis, 6, 28-29)

E de onde, ó Pai, tiraram a porca idéia da SOLA FIDE quando está tão claro:

Tiago 2 (14, 17) “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”

Tudo isso chamou muito a minha intenção, mas o que realmente consolidou a minha fé foi a conferência do Doutor Ricardo Castañon. Ele estudou os milagres eucarísticos, coisa que até então eu nunca tinha ouvido falar. Doutor Castañon é um neurologista e cientista ateu que queria provar que os milagres em que as hóstias sangravam eram fraude. Acabou provando que eram verdade e se converteu. E eu também após assistir o vídeo:

Ao mesmo tempo comecei a rezar o rosário, mesmo antes de ir à Santa Missa, e isso preparou a minha alma. Eu nunca achei que fazer uma oração pronta e engessada tivesse efeito, achava que a oração tinha que vir do coração, uma bobagem que aprendi no protestantismo. Quando nosso coração não é limpo (e só o coração dos santos é limpo) a gente só pede o que ACHA que é bom para nós, ou seja, a gente só pede besteira. As orações prontas pedem o que a humanidade precisa, seja em qualquer século, em qualquer idade, em qualquer situação.

Por fim, me aproximei muito de Nossa Senhora e vi que através da intercessão dela dezenas de pedidos meus foram realizados. De fato, ela NUNCA me abandonou. É ela que gera o Cristo em nós e eu não sei o porquê disso, só sei que é real. É evidente que Jesus não precisaria da Virgem Maria, no entanto Ele escolheu precisar. O Cristo poderia ter aparecido na terra já como homem adulto e feito tudo o que fez, mas Deus ESCOLHEU que Jesus nascesse gerado no ventre da Virgem Santíssima. E se Deus quer que seja assim não vejo porque a opinião de qualquer um deveria prevalecer à dEle.

A vida dos Santos é a coisa mais maravilhosa de se estudar. Você vê o que Deus quer realmente do homem. Só os mais humildes chegam à santidade, os que se abdicam de tudo, os que se entregam totalmente, os que se sacrificam, os que morrem. Como o próprio Cristo disse: pelos frutos conhecereis. Existem pessoas ruins em todos os lugares. Mas se compararmos pelas melhores pessoas não há duvida, a Igreja Católica é a ÚNICA onde encontramos pessoas que assim como São Paulo podem dizer “Não sou eu mais quem vive, mas é Cristo que vive em mim.”

5 thoughts on “Sou Católica

  1. Muito obrigada por compartilhar esse texto! Serio.. Eu estou passando por isso. Eu era protestante e graças as aulas do padre Paulo Ricardo e as aulas do professor Olavo sobre isso, eu comecei a enxergar a Verdade. E claro, depois disso, comecei a crer e sentir esse amor, como nunca antes, e o melhor presente foi ter encontrado uma Mäe. E que na igreja evangelica, cresci ouvindo que era apenas uma mulher como outra qualquer da biblia. Apenas mais uma escolhida, era o que eles diziam.
    Enfim, no início, por nunca tambem ver ninguem que era protestante, se converter à Igreja Católica, isso tambem me fez duvidar se esse era mesmo o caminho que eu deveria seguir, uma vez que o que era mais comum, era ver pessoas “católicas” se convertendo ao protestantismo.
    Mas por meios de livros, como do Scott Hahn, diversas aulas do padre e com a oraçāo do Rosario, fui conduzida a Verdade. E que alegria… Que alegria!!!!
    Entao, meu muito obrigada, porque esse testumunho fortalece a nossa fė! A paz de Cristo e o amor de Maria ❤

    1. Obrigada pelo seu comentário, Victória! O padre Paulo Ricardo também me ajudou muito! Também não conheço muitos evangélicos que se converteram à Santa Igreja, acho que talvez seja porque em primeiro lugar não são pessoas muito estudiosas porque com a leitura da própria Bíblia dá pra enxergar que existem uma grande divergência e isso até com as coisas mais simples. Por exemplo, de onde eles tiram que beber álcool é pecado quando o próprio Cristo transformou água em vinho? Em segundo lugar porque há uma enorme idolatria no protestantismo. Eu nunca vi um evangélico fazer algo bom por amor a Deus, era sempre pensando no que OS OUTROS iriam achar, o que os membros da igreja iriam dizer, o que o pastor iria fazer. Por exemplo, tem um casal que quer se divorciar, mas não faz isso por medo da rejeição da comunidade evangélica. Isso é idolatria, é colocar o homem no lugar de Deus. Eu via isso o tempo todo. Como as igrejas evangélicas não tem sacramentos, não tem doutrina, não tem Santos, não tem relíquias, nada, o que sobra é a comunidade – e uma parte da Bíblia mal traduzida, faltando pedaços, que pode ser interpretada de QUALQUER forma por qualquer um que se diz inspirado pelo Espírito Santo. As pessoas católicas que se convertem ao protestantismo não entendem NADA da Igreja Católica, aliás, são sempre espíritas que se diziam católicas. Conheço muitos exemplos, toda vez que pergunto algo sobre a Igreja a pessoa não sabe responder e, obviamente, exatamente por não saber nada são as mais arrogantes rs.. Enfim, fico feliz por você também ter se convertido! Que a Virgem Santíssima gere o Cristo em nós! beijos!

  2. Parabéns por ter encontrado um lugar onde você irá desenvolver sua fé em Cristo Jesus. Deus te abençoe!
    Só queria deixar um pequeno comentário. Uma doutrina protestante saudável não tem nada, mas é nada a ver com todo o que você falou. Eu não sei o que você conseguiu aprender ou que te ensinaram nas igrejas que você frequentou, mas fazendo uma analogia, é como se fosse o comentário de uma ex-católica da teologia da libertação explicando porque deixou de ser católica. Sou cristão de uma igreja Presbiterana, antes de me mudar frequentava uma Batista, e encontrei muitas pessoas que vivem como São Paulo diz: ”Não sou eu mais quem vive, mas é Cristo que vive em mim”. Também tenho amigos do Centro Dom Bosco no Rio de Janeiro (pode buscar na internet, Católicos apostólicos romanos mesmo!) e muitos vivem como São Paulo dizia. Um grande abraço!

    1. Marco, já frequentei a Presbiteriana também e não vi muita diferença. Talvez a sua seja uma exceção, mas não é exatamente essa denominação nos Estados Unidos que tem uma igreja incentivando o homossexualismo? Quando não há doutrina fica difícil julgar porque cada uma se apresenta de uma forma. A noção de santidade protestante e católica é completamente diferente. Na protestante é quando a pessoa tem fé, na Católica é quando a pessoa morre para ela mesma. Conheço o pessoal do CDB mas não sei se conheço algum santo, ouvi falar de um em São Paulo apenas. Lembrando que parar de pecar é só o passo zero para a santidade católica.

      1. Oi Rafaela,
        O problema com essa igreja dos Estados Unidos que você comentou é que você pode abrir uma igreja e colocar o nome que você quiser. Essa igreja não faz parte igreja presbiteriana tradicional. E sim existe uma doutrina protestante saudável. De coração, não é bom falar do que não se conhece bem ( o mesmo Olavo aconselha isto), você talvez nunca conheceu uma boa doutrina protestante. Mas isso agora não importa muito, você está feliz na igreja Católica, vamos enfrente! Aquele santo de São Paulo é o cara, eu também ouvi falar dele.

Leave a comment